A Associação

Motivação para a fundação

Tudo começou quando, incomodados com o tratamento recebido dos representantes do poder público municipal, músicos e artistas passaram a se reunir informalmente, por toda a cidade, em rodas de amigos, para discutir e denunciar suas insatisfações. Nesse mesmo período, era comum ouvir de algumas pessoas a vontade de fundar uma associação para melhor representar a categoria. Porém, seja por falta de informação, ou mesmo, de disposição, a ideia nunca saia do papel.

Cronologia de eventos

2006 – Ganhando proporções: Foi em meados de 2006 que o movimento em torno da ideia de fundar uma associação foi ganhando maiores proporções. Mas foi só em 2008, que um grupo de 12 voluntários topou o desafio. Começava a ganhar corpo a Associação dos Músicos de Lauro de Freitas;

2008 – Criação e Aprovação do Estatuto: Porém, apesar de toda a empolgação, os voluntários continuavam bastante envolvidos com as suas atividades pessoais (o que é inevitável, já que a associação é uma instituição sem fins lucrativos). Isso fez com que só em 2008, após muita pesquisa e buscas por orientação (não havia na internet nenhum modelo de Estatuto de associações de músicos para ser utilizado como referência), finalmente o primeiro Estatuto Social foi criado e aprovado em 07 de dezembro de 2008.

Porém, como já era o final do ano, ficou para o ano seguinte o registro dos documentos: ATA de Fundação e Estatuto da Associação dos Músicos de Lauro de Freitas;

2009 – Registro do Estatuto: Finalmente, em 28/07/2009, ao custo de uma taxa de R$ 52,00 (cinquenta e dois reais), foram registrados no Cartório de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas – comarca de Lauro de Freitas – os documentos: ATA de Fundação e Estatuto da Associação dos Músicos de Lauro de Freitas. Surge então, oficialmente, a Associação dos Músicos de Lauro de Freitas.

2010 – Evento de Lançamento: Após vencidas as etapas relativamente burocráticas, a diretoria organizou um evento público, ocorrido em 22/11/2010, no espaço Casa do Trabalhador, para tornar pública a existência da Associação dos Músicos de Lauro de Freitas.

Foram enviados ofícios para os chefes do executivo e legislativo da época, Moema Gramacho e Fausto Franco, respectivamente. Porém, nenhum dos dois compareceram. Seguem abaixo algumas fotos do evento:

2017

• Registro Novo Estatuto Social: Estatuto foi reformado, aprovado e registrado. Uma das principais modificações trata da inclusão de bandas aos quadros de associados;
  • Lançamento do Processo de Filiação: E foi a partir de junho de 2017 que, finalmente, a Associação dos Músicos abriu oficialmente o Processo de Filiação.